Dia das Mães!

12/05/2013 12:55

   

    Como todos sabem, hoje é comemorado o Dia das Mães em muitos países, incluindo no Brasil. Mas vocês sabem como surgiu esta data? Não?! Então, vamos lá...

    Entre os anos de 1861 e 1865, houve uma guerra civil nos Estados Unidos onde, basicamente, o Sul lutou para se separar da União (e permanecer também com a escravidão). Essa guerra foi uma das mais sangrentas, deixando vários mortos e feridos. Então, no último ano do conflito, a ativista Ann Maria  R. Jarvis organizou o chamado Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período.

E em 1870 foi publicado um manifesto pedindo paz e desarmamento depois da Guerra. Mas só no ano de 1907, a filha de Ann Jarvis, com a morte de sua mãe, construiu um memorial e deu início à luta para que o então "Dia das Mães" fosse um feriado reconhecido. Assim, o primeiro Dia das Mães americano oficial foi celebrado no dia 09 de maio de 1914 (num sábado. Como passou a ser todo segundo domingo de maio, infelizmente, não sei). No Brasil, foi o presidente Getúlio Vargas que oficializou a data também para o segundo domingo do quinto mês. 

    E é desta maneira que desejo um Feliz Dia das Mães para todas as mães. E mesmo não sendo Dia das Mães no Reino Unido (lá é comemorado no quarto domingo da Quaresma), desejo um grande beijo e abraço para a nossa querida e perfeita mamãe Helena Bonham Carter. 

 

                       

 

Moony Lovett